quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reportagem - Usina de Itaipu



USINA DE ITAIPU


A maior usina hidrelétrica do mundo está no Brasil!


A usina hidrelétrica de Itaipu Binacional funciona assim:
Ela recebe água do rio Paraná (que está ao lado da usina), que desce por um túnel de 118m de queda livre, depois a água passa por uma turbina, que está ligada por um cabo a um gerador elétrico, que transforma a energia de movimento ou cinética em elétrica (a que nós usamos).
O recorde de Itaipu foi de 94.684.781 megawatts-hora, atingido em 2008. O recorde anterior foi em 2000, quando Itaipu gerou 93.427.598 megawatts-hora.
Havia o temor que o Brasil em um eventual conflito com a Argentina abrisse completamente as comportas de Itaipu, inundando a cidade de Buenos Aires.
Itaipu produz em média 90 milhões de megawatts-hora a cada ano. Com o aumento da capacidade e em condições favoráveis do rio Paraná (isto é chuvas em níveis anormais em toda a bacia) a geração poderá chegar a 100 milhões de megawatts–hora.
A quantidade de concreto utilizada na construção de Itaipu daria para construir 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã. O volume de concreto, 12,57 milhões de metros cúbicos é 15 vezes maior do que o usado na construção do Eurotúnel (o maior da Europa).
O ferro e aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel.
O Brasil teria que queimar 434 mil barris de petróleo por dia para gerar em usinas termelétricas a potência de Itaipu.
O volume de escavações de terra e rocha em Itaipu é 8,5 vezes superior ao do Eurotúnel.
A barragem principal tem 196 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 65 andares.
Itaipu faz parte da lista das “Sete maravilhas do mundo moderno”, realizada pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis (ASCE). Além de Itaipu, fazem parte da lista: A ponte Golden Gate (EUA); o canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico ao Pacífico; o Eurotúnel, que liga a França à Inglaterra; os Projetos do Mar do Norte para o controle das águas (Holanda); o prédio Empire States (EUA) e a torre da Canadian National (CN Tower) no Canadá.
Itaipu pode ser visitada ao dia é de graça e à noite, a entrada é paga devido ao show de luzes. Mas a partir de junho, as entradas serão pagas, independente do horário.

Francisco,Guilherme e Beatriz-5º ano B

22 comentários:

  1. Parabéns ao grupo pela reportagem! Logo vocês estarão escrevendo para a Folha ou para o Estado!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    O texto está muito bem escrito, pois é bastante instrutivo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela reportagem. É bonito sabermos que nós brasileiros construímos Itaipu, é uma obra perfeita.

    Silvia

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Eles prometem ...

    ResponderExcluir
  5. O trabalho desenvolvido foi maravilhoso , a equipe esta de parabéns .E em especial aos escritores que fizeram sua tarefa de maneira clara e muito bem redigida .
    Parabéns !!!!!!!!!!!!!!!!
    É sempre acreditando no potencial de vocês que a equipe desenvolve os desafios .
    Adriana Squillante - mãe do Guilherme 5º B

    ResponderExcluir
  6. Chico, Gui & Bia, adorei a metéria. Realmente com cara de coisa feita por profissionais. Aprendi muita coisa que não sabia, como os incríveis volumes de materiais gastos e a inclusão da usina entre as 7 maravilhas da ASCE. Mas fiquei curioso mesmo para fazer uma visita noturna. Deve ser lindo, não?

    Abraços e parabéns, Marcelo Pereira.

    ResponderExcluir
  7. adorei parabens bjs !!1

    ResponderExcluir
  8. Muito legal!!!!!!!
    Adorei!!!!!!!!!!!!
    Imagens muitos boas,e reportagem muito bem escrita parabens Francisco,Guilherme e beatriz

    ResponderExcluir
  9. parabens ficou muito bom!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns aos estudantes que se propuseram a iniciar a pesquisa em um dos temas mais importantes da atualidade.
    Nosso mundo está assistindo os maiores debates já travado na sociedade, governo e empresas. Trata-se de buscas por água, alimento e energia.
    Nesse debate mundial a questão ambiental ganha espaço cada vez mais ampliado e a geração de energia elétrica mais explorada no Brasil é muito mais ambientalmente favorável que na maioria dos países.
    A importância de Itaipu ganha destaque ainda como exemplo de investimentos em tecnologia e inovação necessária para a construção de uma obra nessas proporções.
    Ou seja, todo o processo de desenvolvimento de um país deve-se a iniciativas como essas da Santo Inácio, qual seja a indicação para que os alunos desenvolvam projetos de pesquisa dos temas atuais. Uma sociedade só poderá se desenvolver com o estímulo à educação e formação de conhecimento, capazes de, inclusive, preparar melhores cidadãos para construírem uma sociedade justa, ética, solidária e forte.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns aos estudantes.
    Segue outra informação sobre energia:
    O leilão de energia eólica, marcado pelo governo para 25 de novembro, tem 441 projetos habilitados. Distribuídos por 11 Estados, os empreendimentos somam uma potência de 13.341 megawatts (MW), praticamente a mesma capacidade de geração da Hidrelétrica de Itaipu, que é de 14 mil MW. O anúncio foi feito ontem pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão

    ResponderExcluir
  12. Caros amigos,
    Peço licença para incluir informações sobre o setor de energia no país.
    Os projetos de cogeração de energia a partir do bagaço de cana prometiam, no ano passado, tornarem-se uma importante fonte para a matriz energética do país. Por enquanto, ficou só na promessa. A expectativa das empresas de açúcar e álcool do país era colocar no mercado energia equivalente a um complexo do Madeira (um total de 6.000 MW). Mas o que é comercializado hoje por cerca de 50 usinas, de um total de 400 no país, equivale a apenas um décimo desse potencial. E além disso, até mesmo os projetos vendidos no leilão do governo federal no ano passado passam por dificuldades.

    ResponderExcluir
  13. O momento atual apresenta perspectivas particularmente promissoras para a expansão da importância das energias renováveis e do uso mais eficiente da energia no Brasil.
    É muito importante que os jovens se interessem pelos grandes temas nacionais e internacionais.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Gostei do artigo. Gostaria, porém de fazer uma observação. Não é importante que em um tema importante como esse seja dada importância sobre a possibilidade de inundação na Argentina. Isso é uma questão pequena que não precisa ser contextualizada. Ainda mais que o mundo necessita de mais cooperação entre os países e a incansável procura pela paz.

    ResponderExcluir
  15. Adorei ficou muito bom

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ... Gostei muito do Trabalho que vocês fizeram ! Adorei a Reportagem... rs

    ResponderExcluir
  17. gostei.foi bem escrito

    ResponderExcluir