quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Celulares


Mais celulares que pessoas no estado

Em 2001, as consultorias disseram que o potencial do mercado brasileiro chegaria a 40 celulares para 100 pessoas. No dia 19/08, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) disse que a qualidade dos celulares no Brasil chegou a 84, 6% em julho. Três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul já tem mais celulares do que pessoas.
No mês passado, a base de celulares no País cresceu 1,45%, comparado ao mês anterior e alcançou 161,922 milhões. As operadoras habilitaram um total de 2,308 milhões de novas linhas em julho. Do total de celulares no País, 81,91% são pré-pagos e 18,09%, de pós-pagos.
Antes de os Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo passarem a barreira de um celular por habitante, o Distrito Federal era a única coisa a ter alcançado essa maioria de celulares, em maio de 2005. Brasília tem 153,4 celulares por 100 pessoas, Rio de Janeiro e Mato Grosso tem 100,6 e São Paulo tem 100,1.


Celulares ecológicos


Os fabricantes de celulares procuram ganhar clientes com aparelhos que trazem características de respeito ao ambiente. A Samsung acaba de lançar no Brasil, junto com a TIM, um celular com energia solar. É o primeiro do mercado. Além da bateria normal a parte de trás é feita por células solares.
Ainda não é possível falar ao telefone usando somente com energia luminosa. Cada hora de carregamento ao sol é igual a 8 a 10 minutos de conversa. É mais para uma situação em que a bateria está acabando. O preço apresentado do aparelho Crest Solar, em planos pré-pagos, é de R$ 199. Ele tem o mesmo preço de aparelhos com as mesmas funções.
Existem outros aparelhos no mercado com essa preocupação. Em março, a
Motorola lançou no Brasil o W233 Eco, feito de garrafas plásticas e com certificado de neutralização de carbono. O aparelho tem preço de R$ 199,00.
Além de ser correto, o celular tem rádio FM e tocador de MP3, com 1 gigabyte de memória. O aparelho é reciclado e reciclável.O destaque é que o celular estar localizado numa faixa menor de preço, tornando-o mais ultilizado.


Abacate celular


O celular ao lado, de acordo com o blog Gizmodo (em inglês), consegue "sentir o cheiro" da comida. Usando uma tecnologia chamada eNose, desenvolvida pela Nasa, ele reconhece a assinatura química da comida e diz quais alimentos estão faltando nas refeições de seu dono.


Telefone Público no ônibus


O Brasil começou a instalar telefones públicos nos ônibus de Porto Alegre. O aparelho esta em teste desde fevereiro de 2008, e o nome dado foi Telo (telefone comunitário móvel). O “Telo” funciona com um cartão telefônico.
Até outubro Brasil deseja instalar mais de 350 telefones públicos em ônibus de Porto Alegre, e leva-los para outras cidades de sua área de atuação.




Ana Beatriz Uehbe Lago e Camila Ballini Luiz

3 comentários:

  1. eu acho que é muito melhor terem telefones nos ônibus porque se estiver atrasado para o trabalho e não tiver celular você pode ligar do ônibus

    ResponderExcluir
  2. adoro a ideia de celulares ecologicos



    ass:patricia fernandes

    ResponderExcluir