quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Times de São Paulo

Os Quatro Melhores Times de São Paulo


CORINTHIANS


No dia 1º de setembro de 1910, cinco operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo, fundam o Sport Club Corinthians Paulista. Encantados com as exibições do Corinthian Team, a melhor equipe da Inglaterra na época, o nome foi uma homenagem. O lema: “o Corinthians é o time do povo, e é o povo quem vai fazer o time”.
Após 99 anos de sua fundação, o Corinthians cresceu, se consagrou. Virou o Timão. Em meio às comemorações do Centenário corinthiano, é lançado o site “100 anos de história”. Relembre um pouco dos fatos, jogos e personagens que marcaram época no time. Oswaldo Brandão, técnico que levou o Timão à histórica conquista do IV Centenário de São Paulo, em 1954, acabou com a fila de 22 anos. Em 13 de outubro, o Morumbi registrou mais de 86 mil torcedores pagantes (num total de 140 mil, recorde imbatível) empurrando o Timão ao tão sonhado título, no terceiro jogo da final com a Ponte Preta, com personagens como o goleiro Carlos, o zagueiro Oscar e o meia Dicá. No primeiro jogo, o Corinthians venceu por 1 a 0, mas a "Macaca" respondeu no segundo, vencendo por 2 a 1. Faltavam menos de 10 minutos para o final do terceiro e decisivo jogo, quando Basílio marcou o gol mais famoso da história do Timão, ficando eternamente conhecido como o "Pé de Anjo".
Também foi o primeiro time a ganhar o mundial de interclubes.

SÃO PAULO


Alguns são-paulinos acham que o SPFC foi fundado em 1935, mas na verdade ele foi fundado em 1934, agüentando por pouco tempo e falindo. É considerado o primeiro tri-hexa brasileiro (pois ganhou 3 vezes seguidas o campeonato brasileiro, sendo 6 títulos no total).
Tem como o maior ídolo Rogério Ceni, que já esta a 19 anos no tricolor paulista e também é o goleiro que mais marcou gols na história, todos pelo São Paulo.
O Paulistano era o "bicho-papão" do início do século. Jogar contra o time de Friedenreich era um orgulho, e o time ia freqüentemente ao interior atendendo a convites. E em 1930, nasceu o São Paulo da Floresta, com jogadores e as cores vermelha e branca vindos do Paulistano (craques como Araken, Friedenreich e Waldemar de Brito), e com o branco e o negro cedido pelo A.A. Palmeiras. Da união, também veio o nome: São Paulo da Floresta. O primeiro presidente do São Paulo da Floresta foi eleito pelos sócios: o Dr. Edgard de Souza.
Em 4 de junho de 1935 nascia o Clube Atlético São Paulo, que em 16 de dezembro, passaria a ser o São Paulo Futebol Clube.


SANTOS


O Santos FC foi fundado no dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de três esportistas da cidade (Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior) que convocaram uma assembléia na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário - Atual Avenida João Pessoa), para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, surgiu a dúvida quanto ao nome que seria dado a essa agremiação. Várias sugestões apareceram: Concórdia, Euterpe ou Brasil Atlético. Mas os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Edmundo Jorge Araújo: a denominação Santos Foot-Ball Clube.
O primeiro jogo ocorreu apenas em 15 de setembro daquele ano. O Santos venceu na estréia o Santos Athletic Club por 3 a 0. No entanto, em uma nova versão levantada pelo conselheiro do clube, Guilherme Gomez Guarche, aponta que o primeiro jogo teria ocorrido em 23 de junho de 1912 contra o Thereza Team. Mas, o historiador oficial do clube, Francisco Mendes Fernandes, contesta a informação dizendo que esta partida foi um jogo-treino, sem caráter oficial.


PALMEIRAS



No dia 26 de agosto de 1914 nascia o Palestra Itália. Esta caminhada, do Palestra ao Palmeiras, foi feita em meio a muitas dificuldades e lutas, mas rendeu bons momentos. Uma das maiores paixões do torcedor palmeirense é a sua história.
Conquista como a do campeonato organizado pela FIFA em 1951, no Brasil, quando o Palmeiras se consagra campeão mundial de futebol, com o título, exatamente um ano depois de o Brasil perder a Copa para o Uruguai. História que ainda nos reserva fatos como o emblemático ano de 1942, quando uma lei obriga o Palmeiras a mudar de nome; o advento das duas Academias de Futebol nos anos 60 e 70; a grandeza de Ademir da Guia, um dos maiores jogadores de todos os tempos; e o Palmeiras da Era Parmalat, que nos presenteou com a Libertadores em 1999, entre tantos outros títulos.


Vitor Sato e Guilherme

2 comentários: